quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A chegada do Tio Bola

Digníssimos leitores não-espíritas, não se assustem com o que vem a seguir. Para o que conhecem o nome, já devem ter se assustado, mas vamos explicar. Tio Bola, Vô Bolinha, Dancini, Haroldo... ele têm diversos nomes, mas vamos conhecê-lo pela placa que vai em cima de sua carreta. Tio Bola é um caminhoneiro, espero, vivido, pai de três filhos, ainda com sonhos na vida. Só que Tio Bola já morreu. Essa que vos fala traz a sabedoria de para-choque dessa voz sábia do além. Espero que gostem, Tio Bola andará dando algumas passadas por aqui.

Matemática da Escola

Ser pai não tá fácil.Três cabeça pra criar, têm que sair da escola tinindo. Eu não tive nada disso. Poucos anos já estava na lida, com dez já dirigia carreta. Meus irmãos? Tudo a mesma coisa. Até a Amalia. O Gigio tá com três caminhões. É aquilo, não estou reclamando da vida nas estrada. Quem nasce caminhoneiro tem que amar o horizonte no para-brisa. Mas é que hoje, hoje segundo grau não é nada. Eu, com meu ginásio, sou quase um indigente estudantil.
Mas com meus filhos vai ser diferente. Quero todos na faculdade. Matemática é que é coisa importante nessa vida. quero o Roberto virando engenheiro. Quero Marita e Teresa contadoras, economistas. Quem sabe vão até trabalhar em banco. Imagina que chique?
Educação é dinheiro, mais que tempo. É investimento pra vida. É só calcular os lucros. Se os três estiverem formandos em... 20 anos? Eu vou estar com 50, ainda uns anos de estrada, mas tenho sangue forte. Aí ainda tem uns 15 anos para eles se estabelecerem na vida, comprar casa, carro. Aí vêm os netos, mas aí mais 20 anos pra formar os deles. É, investimento de risco.
4 anos de fundamental, 5 de ginásio, 4 de normativo, aí vão pra faculdade. Deixa eu ver, primeira fase, 13 anos vezes 3 de uniforme, material escolar, comida, menos o prejuízo de não estarem trabalhando... Api mais uns 5 anos de faculdade, vezes a passagem de ônibus, mais as mensalidades, matrícula, roupa... É, eles vão ter que ganhar muito bem para esse investimento dar lucro. Se cada um tiver 2 filhos, são mais 6 vezes tudo. Acho que em uns 40 anos acaba o investimento deles. Aí eu vou ter 70... ainda dá tempo de aproveitar a lucratividade.
Só que, como os caminhões, gente também roda um tanto e aí funde o motor. E eu, ainda muitos quilometros pra rodar. Eu vou há uns 150 por hora. Vezes umas 9 horas pordia, dá 1.350 quilometros por dia. Trabalho uns 350 dias por ano, em 40 anos são 17.820.000 quilometros rodados. A Terra te, 40.045 quilometros de diâmetro, Robertinho que me disse. Divididos pelos quilometros que vou rodar antes do investimento dar lucro, mais ou menos 445 voltas no mundo.É, tempo é dinheiro, estudo é dinheiro. E muito. Saindo do meu bolso. Prejuízo quase certo. Mas pelos filhos, dou quantas voltas no mundo for preciso. E é melhor largar da caneta e pegar o volante. Ainda tenho 445 voltas pra dar.

Pára-choque de caminhão do dia: Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.



Leitores, esse personagem que dará voz a alguns textos é uma homenagem ao meu avô, Bolinha, falecido já há quase dez anos. As histórias são ficcionais, com alguns toques do dia-a-dia, é claro. Os toques desse personagens serão de dar simplicidade aos assuntos cotidianos dos trabalhadores. Cômicos de vez em quando.


Vô, sinto sua falta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário