segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Literatura, clássicos e imaginação.

Como aluna de Letras, eu deveria estar aqui defendendo os clássicos. Dizendo o quanto eu adoro Dostoieviski, ou Aluísio de Azevedo. O grande problema, é que, apesar de admirar esteticamente os clássicos da literatura mundial, é a imaginação que me prende a um livro. Sim, eu sei, não amadureci literariamente, mas o que posso fazer?
Cada vez que vejo um livro com um quê de magia ou de ficção científica meus olhinhos brilham! Deveria existir um curso de Letras Fantásticas, imaginem que lindo seria...
A verdade é que eu acredito cada vez menos que as pessoas leiam os clássicos por prazer. Talvez para parecer cult, para impressionar em sala de aula, para admirar o trabalho de criação. Eu também faço isso. Mas por prazer eu gosto mesmo é de pegar um livro quase infantil, Sítio do Pica-Pau Amarelo, A Montanha Encantada, O Senhor dos Anéis, Peter Pan... deve ser por isso que tatuei o Peter Pan. Eu não consigo crescer e sair de Neverland. Deve ser por isso que mesmo com meus quase 21 anos na cara, ainda me identifico mais com os adolescentes do que com os super letrados.
O problema é que parecem ser coisas excludentes. E eu estou lutando contra isso. Não é porque posso analisar segundo Bakhtin, que eu precise fazer isso! Eu posso querer apenas aguçar minha imaginação para dormir melhor. Ou mesmo para ser mais capaz de criar.
Não vou dizer que é fácil escrever uma história realista, mas criar um mundo completamente novo e ainda por cima dar valor estético a isso, ah... aí sim é que é trabalho, aliás, nada melhor que Tolkien como exemplo. Mas mesmo Stephen King é ótimo nisso...
Agora estou prestes à começar O Mágico de Oz, o original. E os defensores dos clássicos cults que me perdoem. Mas aposto um pote de Nutella que vou aproveitar mais a leitura do que quando começar Shakespeare.
Abaixo a falsidade literária! Vamos assumir nossos gostos. Quem é que nunca leu algo muito, mas muito, inútil na adolescência? E não foi bom? Se parássemos de julgar o que as pessoas leem, talvez elas lessem mais!
E agora, só parar deixar com vontade, algumas capaz que já te levam para o Reino Perdido do Beleléu...



Ficou com vontade de ler algo que seus professores de literatura te condenariam se vissem? LEIA!
Ps: todas essas capas são de livros lidos e aprovados com o selo Bruna Dancini de felicidade imaginária!


Um comentário:

  1. Adorei e concordo com você! Embora goste de leituras clássicas, de vez em quando.

    ResponderExcluir